Alerta para as fraudes em ttulos e falsos boletos bancários!

Temos conhecimento da ocorrência de fraudes onde os fraudadores tomam conhecimento das relações comerciais existentes entre as empresas. Estes golpistas, provavelmente por algum intermediário, descobrem os dados dos títulos de determinadas empresas e entram em contato com o devedor informando que o título que ele já tem em mãos deve ser desconsiderado e que não deverá ser pago.

Como argumento, os fraudadores alegam que o título foi negociado com terceiros ou ainda que o boleto enviado está incorreto, e então enviam um novo boleto via e-mail.

O que mais chama a atenção é a assertividade do fraudador que, por ter acesso a informações detalhadas dos negócios e títulos das empresas, presumi-se que ele tenha informantes na empresa credora ou nos bancos.

Alertamos para que as empresas tenham cuidado ao manipular documentos e outros recebidos por e-mail, pois as informações contidas nestes na maioria das vezes são bastante convincentes, dando a ideia de que são verdadeiras, sendo neste ponto a chance do golpe ser concretizado.

Também alertamos sobre um novo tipo de vírus que altera o código de barra e a linha digitável de boletos bancários e faz com que, ao invés de pagar suas contas, o usuário transfira dinheiro para contas de criminosos virtuais. É importante checar se o código do banco confere com o logotipo da instituição financeira. Recomendamos manter sempre o antivírus e o seu sistema operacional atualizados, outros softwares como navegadores e plug-ins também devem ser atualizados regularmente.

Dpto de TI - Organiza Contabilidade