23/07/12

Parceria com Secretaria de Segurança Pública impede fraudes de documentos de identidade

O consumidor gaúcho está mais seguro quanto ao roubo e a consequente fraude de documentos de identidade a partir desta segunda-feira (16). As Câmaras de Dirigentes Lojistas passam a se beneficiar do convênio da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) que assinou um termo de cooperação com a Secretaria da Segurança Pública (SSP) do estado, para garantir que os documentos perdidos, a partir de registro em boletim de ocorrência policial, não sejam utilizados por outras pessoas ao realizar compras. A solenidade que oficializa o termo de cooperação foi realizada na sede da SSP/RS na manhã de hoje. O novo serviço gratuito ao consumidor passará a vigorar nos próximos dias e beneficia todas as partes envolvidas no comércio.

A partir da nova medida, os lojistas poderão consultar o Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) para saber se o número do documento consultado consta em uma lista informatizada, que alertará quando o documento for registrado em uma ocorrência de perda, roubo, furto e ou extravio. Sendo assim, os consumidores terão a garantia de que seus nomes não serão vinculados às compras de contraventores. O novo recurso, sob o ponto de vista do varejo, também garante mais proteção ao lojista, que geralmente assume o prejuízo com as fraudes. O serviço será disponibilizado exclusivamente pelo SP disponível em Caxias do Sul, somente pela CDL SPC/Caxias. Para fazer uso do novo benefício, o cidadão que tiver documentos furtados, roubados ou extraviados deverá assinar a autorização no boletim de ocorrência e informar o número do CPF.

Fonte: Assessoria de Imprensa CDL