05/09/11

Qr-Code (código QR) ... veja o que é e para que serve.

Imagens como esta ao lado estão aparecendo cada vez mais no dia a dia e, muitas vezes, passando despercebidas. Após um breve entendimento sobre estes códigos certamente será possível tirar grande proveito da praticidade proporcionada por eles.

  • O que é:
  • Qr-Code, como o nome já diz, é um código de barras 2D. O que o diferencia do código de barras tradicional é sua capacidade de armazenar um volume maior de informações interpretáveis por dispositivos através de uma câmera e um software de leitura.

    A tecnologia empregada nestes códigos possui patente livre, o que permite ser utilizada e explorada por qualquer pessoa ou empresa, fato que impulsionou sua popularização.

    Estes códigos já estão presentes a cerca de 10 anos nas montadoras de automóveis, indetificando peças nas linhas de produção automatizadas mas, a popularização se deu na medida em que foram sendo explorados por aplicações comerciais e, principalmente, materiais de marketing.

    Alguns exemplos comuns de conteúdo que pode estar contido em um Qr-code são textos, links para web sites e cartões de visitas. Em apenas um Qr-code podem ser armazenados até 4.296 caracteres alfanuméricos (números e letras).

  • Aplicações:
  • Por sua capacidade de armazenar informações e as transmitir à dispositivos através de uma câmera, o uso dos códigos QR se tornou interessante para campanhas de marketing. Um exemplo bem comum são propagandas ou artigos em revistas e jornais que trazem um código onde você pode fazer a leitura com um aparelho celular e ser direcionado a um site. Ex: Uma revista traz uma propaganda de um aplicativo para smartphone, lendo o código você pode ser direcionado diretamente ao download do aplicativo ou a uma página com mais informações sobre o assunto, sem precisar digitar endereços.

    A popularização dos QR-codes no Brasil se deu por volta de 2007, quando empresas de grande porte como a Claro lançaram campanhas utilizando a tecnologia, estando presente até mesmo em clipes de música.

  • Vcard com QR:
  • Uma das aplicações mais interessante, e útil, que gostaríamos de transmitir a nossos clientes é o uso do código para transmitir cartões de visitas virtuais.

    Na prática, um qr-code pode ser gerado contendo os dados de seu cartão de visitas e impresso no próprio cartão, possibilitando adicionar seus dados apenas apontando a câmera para o código. Este exemplo pode ser aplicado não só no cartão de visitas, mas também em páginas de contato e itens de publicidade, ao gosto da criatividade.

    Um exemplo pode ser conferido em nossa página de contato.

  • Como utilizar:
  • Criar um QR-Code: O código é gerado através de um aplicativo, onde você escreve as informações e o programa transforma em uma imagem no padrão do Qr. Existem diversos aplicativos gratuitos para realizar esta tarefa, bastando procurar um compatível com a plataforma desejada, ou seja, de acordo com o sistema de seu computador ou smartphone. Existem também sites que oferecem a geração de qr de forma online e gratuita, sem a necessidade de instalar a aplicação.

    Se o assunto lhe interessou, segue o endereço de um site que oferece geração de cartão de visitas no formato QR, já testado e funcional: http://yeblon.com/vcard-on-business-card-with-qr-code , basta acessar e seguir as instruções:

    Ao entrar na página verá os os campos a serem preenchidos, após, click em "Generate Code" e a imagem à esquerda será gerada de acordo com suas informações. Em seguida, basta dar um click direito em cima da imagem e salvá-la. A imagem salva já estará pronta para ser impressa em cartões de visitas ou páginas de contato.

    Ler um QR: Para ler um QR será necessário um dispositivo com câmera, para capturar a imagem, e um software capaz de interpretar as informações.

    Um exemplo de software que realiza tal tarefa é o Barcode Scanner, que pode ser encontrado para diferentes plataformas. Como exemplo, para aparelhos que utilizam sistema Android ele está disponível no Market gratuitamente.

    Com o software instalado, basta iniciá-lo, apontar a câmera para o Qr-Code e as informações serão apresentadas, no exemplo do cartão, as informações já estarão prontas para serem adicionadas diretamente na agenda.

    Tendo uma rápida noção da funcionalidade do Qr-Code já é possível imaginar a quantidade de aplicações que podem ser associadas a eles utilizando apenas as ferramentas descritas e uma dose de criatividade.

    Esperamos que este artigo lhe seja útil.

    Dpto de TI - Organiza Contabilidade.


    Gostou deste artigo? Nos de sua opinião.
    ou acesse http://www.organizacontabilidade.com.br/php/form-opiniaoArtigos.html